sábado, 24 de novembro de 2012

A Importância do Alongamento

As analises fisiológicas e biomecânicas são unânimes em mostrar as vantagens do alongamento. Ele deve fazer parte de todo o processo de aquecimento.
     Os alongamentos preparam a musculatura para haver melhor desempenho. Permitem que as articulações tenham maior flexibilidade na execução dos movimentos. Para prevenção de lesões musculares (contraturas e distensões).
O ideal é que todos os grupos musculares do corpo humano sejam alongados previamente (antes) ao exercício, com atenção maior para aqueles grupos musculares mais envolvidos na atividade que será feita.
   Existem algumas regras e precauções básicas que devem ser observadas:
  • Para quem não está acostumado, é preciso começar com cautela e deixar que esse alongamento seja progressivo (aos poucos) no decorrer dos dias;
  • O excesso de alongamento pode se tornar  perigoso e ao invés de dificultar o aparecimento de lesões pode até provocá-las;
  • É conveniente que após a prática da atividade física os exercícios de alongamento também sejam feitos.
     Muitas pessoas confundem  alongamento com flexibilidade, mas devemos atentar para a diferença entre os dois. Onde flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimentos, ou seja, o grau de amplitude em que uma estrutura pode se afastar da outra. Já o alongamento pode ser definido como qualquer exercício que tem por objetivo alongar (esticar) estruturas musculares, tendões, etc, e, portanto, aumentar a amplitude de movimentos. Então com as definições acima, podemos dizer que o alongamento é o meio para desenvolver a flexibilidade.

fonte:http://viverballet.blogspot.com.br/2011/02/importancia-do-alongamento.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário