domingo, 29 de setembro de 2013

Bailarina não fala!



Bailarina(o) não fala!

Quem já ouviu isso?

A arte do ballet se resume a dança e representações mímicas durante o espetáculo em cena, é verdade.

Mas o assunto a ser abordado aqui hoje será outro.

Trataremos de humildade e respeito ao professor.

Faça o primeiro grandplié quem aqui nunca ouviu ou proferiu frases em suas aulas/ensaios como:
  • -Professora, isso é muito difícil, muda o exercício.
  • -Esse exercício é chato.
  • -Na outra escola eu fazia assado e não assim.
  • -Antes a coreografia era pra direita, porque mudou pra esquerda? Eu preferia pra direita.
  • -Por que fulano esta dançando lá na frente?
  • -Eu errei, porque na hora eu olhei fulana, ai então pensei bla bla bla.
  • -Há isso eu faço assim, porque eu tenho o ligamento curto, então não consigo bla bla bla.


Enfim, questionamentos sobre as decisões da coreografia, desculpas esfarrapadas pelos erros que cometemos, quando somos corrigidos, reclamações sobre o exercício proposto...

Enquanto alunos, precisamos aprender a escutar e seguir comandos sem questionar muito ou dar desculpas.

Os alunos podem (e devem) perguntar sempre quando tiverem dúvidas sobre a execução de algum exercício ou sequência,  é uma situação diferente.

Se o professor chama sua atenção durante um exercício: "Fulano, cuidado com os joelhos no grandplié, lembre-se de abrí-los sempre pra não forçar a patela"; e o aluno responde: - "Sabe, é que meu pé prona pra frente e ai meu joelho fecha e bla bla bla!".
Agora respondam: Do que essas desculpas mudam o fato do aluno ter executado o exercício errado?
O professor esta orientando, chamando atenção para a maneira correta que se deve fazer,para que melhore, para que não se machuque.
Apenas ouça a orientação passada e atente-se na próxima vez que fizer.
Isso economiza tempo e desgaste da situação, tornando a aula mais produtiva, sem perder o foco.

Caso você ouça algo que não concorde, questione, tire dúvidas, isso é diferente de dar desculpas.

Temos sempre essa eterna necessidade de não falhar, de não aceitarmos nossos erros, de nos sentirmos diminuídos quando somos corrigidos e as vezes precisamos dar desculpas pra amenizar este sentimento.

Por mais que dancemos de queixo erguido, o aprendizado do ballet precisa de muita humildade do aluno para que ele possa evoluir.

E devemos saber ouvir nossos amigos também.
As vezes, algum companheiro de coreografia te corrige, ou te dá alguma dica e por orgulho as vezes não queremos ouví-lo, com pensamentos de "ele não é professor, quem é ele pra me corrigir?"; e perdemos dicas valiosas por causa desta postura.

O ballet é a arte de superar limites e procurar pela perfeição, então toda ajuda tem que ser bem vinda, toda correção deve ser escutada e avaliada. Ninguém chega lá sozinho ; ).





Respeito em primeiro lugar, sempre.

Grande beijo!

2 comentários:

  1. Lindo blog está de parabéns.Uma sugestão vc poderia postar sobre bailarinas fictícias.

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  2. Obrigada pela sugestão Isabelle de azeredo.Logo estarei postando sobre bailarinas fictícias.

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