sábado, 12 de julho de 2014

Bailarina:Maquiagem perfeita. Tutorial






Alguns Balés de Repertório: Exceto Lago dos cisnes e Quebra Nozes já postados no blog.







Tutorial: Como quebrar a sapatilha de ponta

Exercícios especiais para quebrar a ponta. O exercício consiste em amolecer a ponta da sapatilha que se torna mais fácil de se usar. Algumas bailarinas compram sapatilhas pré-ponta, a mesma já vem quebrada ou semi-quebrada.Indicada para iniciantes em ponta, quando mais subimos de nível,mais sapatilhas adquirimos e com o tempo as pontas que serão compradas não serão pré pontas. Eu indico não comprar se você for uma iniciante a sapatilha: Evidence. A ponta é muito dura, difícil de se quebrar. Indico as iniciantes ou uma pré ponta ou as marcas: Capézio e Só dança muito mais fáceis de se quebrar. Bjss amores


domingo, 27 de abril de 2014

Só imagens





Vida de bailarina

um tag para a bailarina: #dor ou #muitador

Vida de bailarina não é mole. Treinos,aulas,cansaço e abri mão de muitas coisas e privar-se ao ballet.O balé é para quem tem o sonho.Porque imagine que abri mão de uma pizza é um tanto complicado.

sábado, 26 de abril de 2014

Marcar cabeça no giro.

Marcar a cabeça não é uma tarefa fácil,é preciso muita concentração e o giro perfeito só é obtido através da marcação de cabeça. Seja no debulé,pirueta ou pique a marcação de cabeça é o que vai fazer você girar em uma linha reta.

Quando deixamos de marcar a cabeça o que naturalmente acontece é TONTURA. Você perde a direção,começa a ver tudo girando e nisso seu giro.... acabou e você conclui o giro totalmente tonta e desalinhada.Além que sem marcar a cabeça ,girando você foi para mil direções e não conseguiu se manter em linha reta.

Para o treino de marcar a cabeça existem dois simples métodos: Vá para o centro com um espelho e faça sua cabeça ficar fixa olhando para o espelho gire o corpo e mantenha a cabela no espelho, a regra é : Ultima a sair, primeira a chegar.O seu corpo sai a cabeça é a ultima, o seu corpo vem a cabeça é a primeira.Parece complicado,calma há outro método: Coloque as mãos sobre os ombros e gire olhando para a direção que vai FIXAMENTE. Essa é a maneira que eu procuro usar para conseguir obter um giro.O debulé é realizado em diagonal e mantem-se a cabeça fixa para direção que se está indo.Na pirueta e no pique também, a unica diferença é que na pirueta e no pique o giro é realizado com pace.

Fica a dica.Aperfeiçoe seu giro com a marcação de cabeça inicialmente,depois vamos para outra parte.

Beijos!!

sábado, 12 de abril de 2014

Aviso para os seguidores.

Neste próximos 3 meses o blog ficará tendo apenas textos de auxilio.A edição destes textos de auxilio as bailarinas  começou na postagem "Treinos diários".Os próximos temas falaram exatamente sobre assuntos como alongamento e outras dicas.

A partir de Agosto o blog volta a postar sobre tipos de dança e dicas de livro e filmes e com um novo quesito: Movimentos artísticos,Música,Instrumentos musicais e teatro.

Obrigada a todos que acompanham o blog.Por favor deixem comentários para sabermos o que estão achando.Como faço todo ano A semana das sugestões será a realizada a cada 4 meses.

A partir de segunda-feira começa a semana das sugestões.Pedimos que todos os que acompanham o blog deixem suas dúvidas,dicas,advertências.E a opção de perguntas onde eu e as outras administradoras estarão respondendo as dúvidas

Beijos

Atenciosamente,Administradoras do Blog.


A Mimica(Expressão) No Balé.

Os grandes balés de repertório como :O lago dos cisnes e O quebra nozes contam diferentes histórias.Mas essas histórias não são contadas como em espetáculos de teatro,essas histórias são contadas via MIMICA.

As Mimicas são usadas para contar os sentimentos de cada personagem como: Amor,Raiva,Dor,Tristeza entre outros.As mimicas são necessárias para que a história flua, sem elas talvez não conseguiríamos entender a história.A bailarina tem que fazer suas mimicas(expressões) para contar o que seu personagem está sentindo.Podemos observar em cada balé que um bailarino faz diversas expressões e consegue transmitir os sentimentos. Em balés de repertório vemos isso claramente.

No lago dos cisnes a bailarina principal interpreta dois personagens O cisne branco e O cisne negro.Os personagens são muito diferentes.O cisne branco é muito bondoso e O cisne negro é malicioso.Para podermos então compreender a bondade do cisne branco e a malicia do cisne negro,a bailarina tem que apresentar as expressões faciais que são na verdade as mimicas.

O essencial é em cada aula isso ser treinado.Mas podemos também fazer isso nos Treinos diários.Como foi dito na edição anterior os treinos servem para aperfeiçoar atos, ou seja, também pode ser usado para o treino da mimica.Antes das aulas você pode treinar com uma amiga pequenas histórias que estimulam a mimica.

Fica a dica!

Texto de minha autoria.

sexta-feira, 21 de março de 2014

TREINOS DIÁRIOS: A CHAVE PARA O SUCESSO

                                          
O treino é a chave para a perfeição.Treinando analisamos erros, aperfeiçoamos técnicas, nos tornamos melhores a cada dia.Só podemos começar ponta quando a nossa meia ponta está forte, mas isso não se consegue facilmente: Treinos diários são a chave disso. Nas aulas aprendemos todos os passos,as técnicas e etc,mas o aperfeiçoamento disso se consegue nos treinos.Para treinar é essencial se alongar por 20 minutos,pense em alongamentos que você faz em aula.NUNCA COMECE TREINOS SEM ALONGAMENTO. Os alongamentos servem para aquecer os músculos,quando aquecidos tem mais facilidade para se esticar.Se você não possui uma barra use algo que sirva de apoio para as mãos.Na barra vá do simples plie aos arabesques.Nunca faça além do que você sabe! Os exercícios são feitos de acordo com o seu nivel de experiencia. De sempre uma pausa de 10 minutos para beber água e descansar. Faça os treinos de acordo com seu tempo de aula.1 hora diária é muito bom para aperfeiçoamento de passos básicos.Nos últimos 30 minutos de treino dedique-se a fazer aberturas ou port de bras no centro.

                                  TREINANDO PARA CONSEGUIR ALÉM DO APERFEIÇOAMENTO

Como sabemos para fazer parte de grandes escolas de dança temos que fazer um teste de aptidão para conseguir entrar. Isso se consegue também com longos treinos. Uma bailarina decidida a isso vai as aulas sempre,presta atenção, não brinca nem reclama dos exercícios.E sempre treina muito em casa.Muitas meninas treinam 4 horas diárias para obter o sucesso nas provas. Eu aconselho nesses casos 2 horas de treino,mas isso varia da sua força de vontade, do seu desejo de conseguir.

                                   MENSAGEM FINAL

Então a chave para o sucesso é treinar mas não somente treinar em casa. Ir as aulas e se dedicar. Preste atenção no que sua professora diz.Até mesmo no que ela observa na colega.Não reclame de longos e trabalhosos exercícios.Seja pontual.E o mais importante SEJA BAILARINA DE CORAÇÃO.

Beijos 
texto de minha própria autoria!!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

SIGNIFICADO DOS TERMOS DO BALÉ PARTE 1

A

Allegro:Movimentos rápidos e alegres.
Arabesque: Uma posição de balé  com braços e pernas estendidos e esticados.
Asas:Cortinas do palco.
Assemblé:  Juntar ou reunir.
Á terre:No chão.
Attitude: Uma posição de balé com uma perna levantada e dobrada.

B

Balancé: Um passo de valsa dançado em compasso de três tempos
Ballon: Pulo elástico
Barre: Mais conhecida como BARRA.
Battement: Batida
Bras bras: Braços baixos

C

Changement: Mudança.
Chassé: Caçada.
Cou de pied: Arco do pé.
Coupé:  Cortada.
Croissé: Cruzado

D

De coté: Para o lado também conhecido como La seconde
Demi Bras: Meio braço.
Demi-plié: Meia flexão
Demi pointe: Meia ponta



Glissades e assemblés

Glissade

O glissade (deslizamento) é um passo pequeno e rápido no chão.em que os pés ficam juntos.Ele geralmente é seguido por um salto,como o assemblé. Pratique separadamente, até ser capaz de fazer o glissade em um único movimento rápido.

Assemblé

O Assemblé (juntar) é um passo Allegro no qual as duas pernas ficam juntas no ar.Os Assemblés podem ser feitos para trás,frente ou lados.

Passo a passo rápido do Assemblé.

1- Faça demi plié

2-Estenda o pé para o lado em um pequeno en l´air

3-Junte os pés em quinta posição durante o salto

4-Para finalizar caia em demi plié quinta posição.