sábado, 27 de julho de 2013

O fantasma da ópera.

Na postagem anterior falamos sobre o grande Teatro da Bradway a partir de hoje falaremos sobre os espetáculos famosos da Broadway.Iniciando com O fantasma da Ópera  falando sobre o  livro ,musical e o filme.

Le Fantôme de l'Opéra (O fantasma da ópera em português) é um romance francês escrito por Gaston Leroux, inspirada no livro Trilby de George du Maurier. Publicada pela primeira vez em 1910, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd WebberCharles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estreia em 1986. É o musical mais visto de sempre, visto por mais 100 milhões de pessoas, e também a produção de entretenimento com mais sucesso que alguma vez existiu, rendendo 5 bilhões de dólares.
Le Fantôme de l'Opéra foi inúmeras vezes traduzido para o português do Brasil, sendo que as versões mais difundidas são das editoras Ediouro e Ática. A preferência por essas versões devem-se à maior fidelidade à história originalmente criada por Gaston Leroux. Em Portugal, "O Fantasma da Ópera" foi traduzido e publicado pela editora Bico de Pena.

O fantasma da ópera é considerada por muitos uma obra gótica, por combinar romancehorrorficçãomistério e tragédia.
Na obra original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre1857 e 1874, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.
Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny.
Erik, o Fantasma, vive no "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera. Christine descobre também que o Fantasma é fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a sua deformidade. Vendo a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e Erik decide prendê-la no seu mundo, dizendo que somente a deixará partir se ela prometer não amar ninguém além dele e voltar por vontade própria.
Christine enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma, e decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante uma atuação da Ópera Fausto de Charles Gounod, Christine é raptada do palco e levada para os labirintos embaixo da Ópera.
Nos aposentos de Erik ocorre o confronto final entre ele, Christine e o Visconde Raoul de Chagny, que é levado até lá pelo Persa, através dos subterrâneos da Ópera, passando pela câmara dos súplicios, onde ambos quase acabam por enlouquecer e enforcar-se com o "Laço de Punjab" (espécie de cordão feito de tripas de gato que Erik usava para matar), e Christine é forçada a escolher entre Erik e Raoul. Christine escolhe Erik, com o intuito de salvar a vida das pessoas da Ópera (já que ele ameaça destruir a Ópera de Paris, colocando muitas vidas em risco, caso Christine escolha ficar com Raoul). Christine diz ainda que concordará em ser a esposa de Erik se ele libertar o Persa e Raoul, ainda presos na câmara dos suplícios. Erik leva o Persa de volta para sua casa, mas mantém Raoul como refém e o encarcera no local mais longínquo dos subterrâneos da Ópera.
Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como uma verdadeira noiva; ele então se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato simples trouxe uma alegria imensa a Erik, que pela primeira vez na vida foi tratado como uma pessoa comum. Os dois começam a chorar e Erik diz a Christine que ela pode ir embora e se casar com Raoul, o homem que ela ama, e que ele, Erik, não passava de um cachorro aos seus pés, pronto para morrer por ela. A única coisa que ele pede é que, quando morrer, ela o enterre junto com o anel que lhe havia dado. Christine e Raoul vão embora e nunca mais são vistos. Erik morre três semanas depois. O anúncio de sua morte foi feito pelo Persa em um jornal. Anos mais tarde, um esqueleto é encontrado nos subterrâneos da ópera e, junto ao esqueleto, havia um anel de ouro, o mesmo que Erik havia dado a Christine, indicando que ela cumpriu sua promessa.

O Fantasma da Ópera (musical)



O Fantasma da Ópera (no original em inglês: The Phantom of the Opera) é um musical composto por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e letras adicionais por Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. O álbum deste musical está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
The Phantom of the Opera abriu no West End, em Londres, 1986. A produção foi dirigida por Hal Prince, coreografada por Gillian Lynne, design de Maria Bjornson e iluminação de Andrew Bridge. Em 2008, a producção do West End atingiu as 9000 performances. Em 9 de janeiro de 2006, a produção de Nova Iorque se tornou o espectáculo da Broadway com o maior tempo de exibição, com sua performance de número 7486. De acordo com o website oficial, The Phantom of the Opera é a produção de entertenimento com mais sucesso da história, com, mais de 5 bilhões de dólares, em 2007. O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos. A esperada sequencia do musical, Love Never Dies, estreou em Londres em fevereiro de 2010, e deveria chegar aos palcos da Broadway em novembro do mesmo ano mas teve sua estréia várias vezes adiada.

O Fantasma da Ópera (filme)


The Phantom of the Opera (br / ptO Fantasma da Ópera), é um filmeestadunidense e britânico de 2004, do gênero drama musical, dirigido por Joel Schumacher, e com roteiro de Andrew Lloyd Webber e Joel Schumacher, baseado emnovela de Gaston Leroux

Num leilão realizado no Teatro da Ópera de Paris, Raoul, o Visconde de Chagny, oferece uma soma por uma estranha caixa de música. Nos transportamos então para a juventude de Raoul... Nos ensaios de uma nova obra, Hannibal, Lefèvre, gerente do teatro, decide apresentar os novos gerentes do teatro, já que vai se aposentar, sendo estes, Andre e Firmin. Carlotta, a soprano, resolve não cantar na peça após quase ser morta por uma queda da tela. Os novos gerentes ficam sabendo que já ocorreram vários incidentes no local, os quais todos acreditam ser obra do Fantasma. Madame Giry indica Christine Daaé para cantar substituindo Carlotta, o que de fato acontece. Raoul, patrocinador do Teatro, manifesta entusiasmo pela nova estrela, e vai em seu camarim visitá-la. Enquanto Christine está sozinha, aparece uma figura atrás do espelho: o Fantasma. Este leva Christine para a escuridão além do espelho e a conduz através de um labirinto secreto. Christine dorme nos aposentos do Fantasma, mas no dia seguinte pede para voltar.
Todos recebem cartas do Fantasma, que exige que Carlotta seja substituída por Christine no papel principal da reestréia da ópera II Muto, mas os gerentes asseguram Carlotta de que ela terá o seu lugar mantido. Irritado, o Fantasma faz com que Carlotta emita o coaxar de um sapo, e Andre a substitui por Christine. A presença doFantasma segue manifestando-se- quando o corpo de Buquet, o operador dos panos de fundo, cai da tela do teatro com uma corda atada ao pescoço. Christine refugia-se- com Raoul no terraço, mas despertam a fúria do Fantasma quando este os vê juntos.
Num baile de máscaras todos celebram o Ano Novo e o desaparecimento do Fantasma. Raoul e Christine ficam noivos em segredo. Em plena celebração, uma estranha figura desce pela escada. O Fantasma voltou. Ele lança a partitura de sua nova obra, Don Juan Triunfante, a Andre e ordena que ele a monte. Os cantores têm dificuldade para aprender a partitura dissonante. Christine visita o túmulo de seu pai. Ela sabe que se puder libertar-se de sua memória não ficará mais dominada pelo Fantasma, que aparece no cemitério e mostra a ela que ela precisa dele também, até que Raoul chega. O Fantasma, enfurecido, declara guerra a ambos.
Na cena final da ópera, Christine se dá conta de que o Fantasma está no lugar de Piangi, tenor principal da companhia que foi assassinado, no papel de Don Juan. Mesmo cercado pela polícia, o Fantasma consegue escapar levando Christine consigo. Madame Giry aceita levar Raoul até o Fantasma. Raoul escapa de uma armadilha que quase o mata afogado. No abrigo subterrâneo, Christine o enfrenta, dizendo que sua verdadeira deformação está em sua alma, não em seu rosto. Raoul chega e o Fantasma o prende. Ele ameaça Christine dizendo que se ela não ficar com ele para sempre, só verá Raoul morto. A multidão se aproxima cada vez mais. O Fantasma declara que é apaixonado por Christine e vendo que com ele, ela jamais seria completamente feliz, a manda embora com Raoul. Christine solta Raoul e volta ao quarto do Fantasma e a ele entrega uma aliança. A multidão desce até o esconderijo mas tudo que resta do Fantasma é a sua máscara branca. Talvez em vida o Fantasma não tenha ficado com Christine. Mas quem garante como foi após a morte?
A música de Lloyd Weber Learn to be lonely não foi encaixada na ópera. Na montagem de 2004 do filme, porém, a música foi posta nos créditos, indicado inclusive para o Oscar 2005 por Melhor Canção Original


Elenco

  • Gerard Butler .... Fantasma
  • Emmy Rossum .... Christine Daaé
  • Patrick Wilson .... Visconde Raoul de Chagny
  • Miranda Richardson .... Madame Giry
  • Minnie Driver .... Carlotta
  • Ciarán Hinds .... Firmin
  • Simon Callow .... Andre
  • Victor McGuire .... Piangi
  • Jennifer Ellison .... Meg Giry
  • Murray Melvin .... Reyer
  • Kevin McNally .... Buquet
  • James Fleet .... Lefevre
  • Halcro Johnston .... Passirino
  • Chris Overton .... Fantasma - jovem
  • Jesika Cannon .... Christine - jovem
  • Annabel Porter .... Meg - jovem
  • Laura Lounsom .... Madame Giry - jovem
  • Max Thomas .... Raoul - jovem
     Capa do livro

     Filme de 2004
    musical da Broadway

Nenhum comentário:

Postar um comentário